Método da ovulação de Billings (MOB): será que este método serve para mim? Será que conseguirei me adaptar a ele?

O primeiro fator que julgo necessário pensar sobre qualquer método anticoncepcional é isso. E para saber se você gostaria de tentar aplica-lo você precisa conhecê-lo e entender como funciona.


O que é?

O MOB é um método natural no qual a mulher precisa entender e perceber os sinais naturais do corpo. Esses sinais refletem a sequência normal das mudanças hormonais do ciclo menstrual.

Trata-se de um método simples, cientificamente comprovado e toda mulher que desejar, consegue aplicá-lo. Por ser um método observacional, requer motivação e responsabilidade para seu uso.

É uma boa opção para quem não deseja usar nenhum tipo de hormônio ou dispositivo intra-uterino e não tem contra-indicação. Tendo a disciplina de diariamente observar os sinais que o corpo dá e a motivação para evitar uma gestação, a taxa de falha é baixa e varia de 1 a 3%, ou seja, quando bem aplicado o MOB tem eficácia de 97 a 99%. Vale lembrar que ele é muito útil também para quem deseja engravidar, porque são observados os sinais de ovulação (tanto para evitar quanto para alcançar gestação).

Qualquer mulher pode adquirir esse conhecimento, tendo ciclos curtos ou longos, estando no período de amamentação ou na peri-menopausa.


Como funciona?

A base do método é o reconhecimento do muco cervical, o qual indica se a mulher está fértil ou infértil, através de sua sensação e aparência.

O muco é produzido pelo colo do útero (devido à ação estrogênica) que é a parte do útero que o une à vagina.

Este muco, a depender de suas características, pode assinalar quando a mulher está no período fértil e ajudá-la a saber quando deve ter relação sexual dependendo se deseja ou não engravidar (o muco fértil é essencial para a concepção ocorrer).

Sem o muco fértil o transporte dos espermatozóides não acontece e estas células morrem no conteúdo

ácido da vagina. Portanto, para quem não quer engravidar, a relação sexual é orientada quando o muco é do tipo infértil e em dias intercalados para poder continuar observando as características do muco sem a "interferência" das secreções que saem da vagina após a relação sexual.

Como todo método, é suscetível a falhas devido ao fator humano, aprender a observar as características deste muco deve ser inicialmente sob supervisão de um instrutor do método.


E então, o Método Billings tem explicação científica? Sim, tem sim!

Os estudos demonstraram que o método é aplicável em todas as fases da vida reprodutiva e em uma larga variedade de condições sociais. A eficácia do método foi demonstrada por um estudo em 5 países, patrocinado pela OMS.

Os investigadores da OMS (Organização Mundial de Saúde) concluíram que, falando biologicamente, o método tem taxa de sucesso de 97 a 99% e que as mulheres podem identificar com precisão e rapidez o padrão de muco que corresponde à fertilidade ou infertilidade, como estas são estabelecidas por exames hormonais.

A grande maioria das gestações que ocorrem durante as pesquisas não são devidas a uma falha do método. A causa principal é uma decisão consciente de não seguir as normas.

O método da ovulação é um método eficaz de regulação da fertilidade se as mulheres estiverem motivadas a sintonizar-se com seus próprios corpos e, então, se elas e seus esposos atuarem de acordo com as sensações e observações do muco.

Essencial para o sucesso no uso do método para evitar gravidez ou para consegui-la é o interesse sincero dos esposos um pelo outro. O fator biológico é quase perfeito, e fornece fundamento confiável no qual basear-se o relacionamento humano.


Caso tenha ficado interessada em saber mais e aplicar o Método Billings busque um profissional capacitado.



Dra. Bruna Sibon

Médica Ginecologista e Obstetra

CRM/SP 162913 RQE: 67102



Clínica Cemus

Praça Eugênio Lessi, n.13

Centro - Campo Limpo Paulista

(11) 4038-6353

(11) 94488-6353