Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo todos os anos.
O que é?
É o sofrimento do músculo e das células do coração pelo entupimento da artéria coronária, sua função é levar sangue ao coração.
Vamos a um exemplo do dia a dia. A pia da cozinha da sua casa aos poucos vai acumulando resíduos ali no encanamento e entope. E então a pia começa a transbordar pois a água não consegue passar.
Voltando ao coração, essa artéria entope por conta do acúmulo de gordura (colesterol) na parede do vaso ao longo dos anos, dificultando a passagem do sangue e, por fim, impedindo que ele chegue ao coração, nesse caso, acontece o infarto.
O que desencadeia?
O infarto pode ser desencadeado por esforço físico ou estresse emocional.
Quais são os sintomas?
O sintoma mais comum é a dor no peito geralmente como um aperto/pressão ou queimação podendo se espalhar os membros superiores como os braços principalmente na parte interna, essa dor pode espalhar para os ombros, costas, pescoço e mandíbula.
Outros sintomas possíveis são: dor na boca do estômago, náusea, vômito, suor frio e mal estar.
Atenção!
Mulheres, idosos e diabéticos podem ter sintomas diferentes como tontura, dificuldade para respirar, mal estar e podem até não ter dor no peito. Por isso a avaliação médica é de extrema importância pra realizar o diagnóstico.
Cuidado: O infarto é uma emergência médica, então se você tiver uma dor no peito, procure ajuda de um profissional.
O diagnóstico é feito através da avaliação clínica, do exame de eletrocardiograma e do exame de sangue para dosar as enzimas cardíacas.
Dr. Carlos Henrique Costa
Médico Cardiologista
CRM/SP 78451 RQE 14212
Clínica Cemus
Praça Eugênio Lessi, n.13
Centro - Campo Limpo Paulista
(11) 4038-6353
(11) 94488-6353