Consulta com psicólogo: tudo o que você precisa saber
O acompanhamento psicológico através da terapia tem como objetivo promover saúde mental, para isso o psicólogo auxilia o paciente a tratar questões emocionais, comportamentais e transtornos mentais. Algumas demandas mais comuns são: ansiedade, depressão, desenvolvimento pessoal, relacionamentos, conflitos profissionais, autoconhecimento, lidar melhor com as situações da vida e com as emoções como estresse, raiva, medo, insegurança, entre outras.
É importante que você saiba que a terapia é um ambiente colaborativo, livre de julgamento e acolhedor. Então, fique a vontade para falar o que quiser, quanto mais claro e transparente você for melhor será para o terapeuta entender a sua demanda. O que você precisa falar é muito semelhante a uma consulta quando procura um médico. A maior diferença é que a terapia não acontece com uma única visita. As sessões de terapia particular duram 50 minutos e geralmente são semanais, mas pode ser mais de uma vez por semana ou quinzenal, isso depende da necessidade do paciente e de como o psicólogo trabalha. Se quiser saber a diferença entre psicólogo e psiquiatra leia esse post.
E quando a terapia não dá certo?
Algumas pessoas relatam experiências não muito positivas com terapia, isso pode acontecer por alguns motivos, sendo eles:
Você pode se identificar com o profissional ou não, como esse encontro acontece com uma certa frequência isso pode gerar um problema no vínculo terapêutico, dificultando o processo, existe a possibilidade de buscar por outro profissional, isso não é um grande problema.
Dentro do psicologia temos diferentes abordagens: psicanálise (Freud), análise (Jung), teorias humanistas (gestalt-terapia, abordagem centrada na pessoa, psicodrama), comportamental (Skinner), terapia cognitivo-comportamental (Beck), entre outras. As abordagens são formas de explicar o funcionamento da mente e do comportamento humano, essas teorias vão guiar todo o tratamento, então se você não se identificar com a explicação ou com as ferramentas daquela teoria, possivelmente não vai ter um processo terapêutico satisfatório.
Não existe fórmula mágica, a terapia é um processo, pode durar meses ou anos, esse tempo é individual, mas não adianta buscar terapia querendo resultados imediatos. É importante que você saiba que o terapeuta não vai fazer por você, esse é um trabalho em conjunto, então o terapeuta leva o conhecimento dele e pode te auxiliar, mas a parte do paciente só ele pode fazer. Assim como um médico receita o remédio, mas depende do paciente tomar ou não.
Agora você já tem todas as informações que precisava saber antes de ir a consulta com o psicólogo.
Marina Costa
Psicóloga
CRP 06/180103
Clínica Cemus
Praça Eugênio Lessi, n.13
Centro - Campo Limpo Paulista
(11) 4038-6353
(11) 94488-6353